Com política de diversidade e programas de capacitação, mulheres já representam 39% do quadro de colaboradores da VetBR

Na contramão das empresas do setor, a distribuidora de produtos para saúde animal também já ampliou a presença feminina em cargos de gestão.

A população feminina é maioria no país, mas a percentagem quase nunca se reflete no ambiente corporativo, sobretudo em cargos de liderança e, ainda, em segmentos dominados pela força masculina como no setor do agronegócio. Com a conscientização formada por toda a sociedade e transformações provocadas pela agenda ESG (sigla em inglês para a temática que envolve assuntos de meio ambiente, social e de governança), a VetBR, a mais completa distribuidora de produtos para saúde animal do país, está engajada na criação de ações efetivas para ampliar seus compromissos de fortalecer ainda mais suas boas práticas. Nesse contexto, a VetBR informa que as mulheres já representam 39% do quadro total de colaboradores da companhia, um avanço consistente e significativo nos últimos seis anos. Dos 571 funcionários registrados pela VetBR em março, neste mês de comemoração do Dia Internacional das Mulheres, a presença feminina soma 222 colaboradoras, representando 39% do quadro total. O percentual é significativamente superior aos 25% que as mulheres representavam em 2017, quando a companhia foi investida pelo Aqua Capital, a maior gestora de fundos de investimento private equity especializada em agronegócio da América Latina. Naquela ocasião, dos 220 colaboradores, 54 eram mulheres. A expansão da presença feminina vem sendo consistente. Em 2021, elas já representavam 35%.

Esse avanço ocorre também nos cargos de liderança. Hoje, elas ocupam 33% dos postos de gestão, ante o percentual de 21% que elas lideravam em 2017.  Na VetBR, a função de liderança é exercida nos cargos de diretoria, gerência, coordenação e supervisão. Para efeito de comparação, na agropecuária, setor que responde por 50% do faturamento da VetBR, o percentual de mulheres tanto no quadro geral das empresas como em cargos de liderança não passa de 20%.

Os dados diferenciados da VetBR estão fundamentados em projetos lançados nos últimos anos, como o “Passaporte para o Futuro”, “Mentoria Mulher + Vet” e a parceria com a Agromulher, a maior plataforma de capacitação, comunicação e integração de mulheres do agronegócio no Brasil. Além disso, a distribuidora criou o VetDiversa, que tem como objetivo fomentar a inclusão e a valorização de mulheres, assim como de diferentes grupos de profissionais no mercado de trabalho.

O executivo Antonio Fontes, CEO da VetBR, explica que a empresa vem atuando fortemente na capacitação e treinamento de mulheres para incorporá-las cada vez mais nos negócios. Além da agropecuária, a VetBR atua no segmento pet, que, tradicionalmente, já conta com mais mulheres no dia a dia. “Garantir capacitação e treinamento é a melhor forma de preparar as pessoas para assumirem funções em áreas historicamente dominadas por homens e, principalmente, os cargos de gestão. A VetBR reconhece essa necessidade e lidera as ações nesse sentido com o compromisso de fazer diferença no setor e na sociedade”, diz Fontes.

Entre diversas outras ações, a VetBR também foi responsável por workshops com temas focados no protagonismo feminino na carreira, como “Evolução na carreira do profissional de vendas”, “Protagonismo e Autoliderança: como conquistar o espaço que você merece no mercado” e “Saia dos bastidores e assuma o protagonismo da sua carreira”, além do lançamento da revista VetDiversa com foco em “Ideias e Oportunidades”, o que evidencia e valoriza carreiras de sucesso de lideranças femininas na companhia.

Para Mychelle Santos, supervisora de Gente e Gestão da VetBR, o conjunto de ações implementadas têm não apenas ajudam a fomentar a diversidade e a inclusão na organização, como tem sido referência para empresas do setor. “Estamos trabalhando para contribuir de forma direta principalmente nas regiões onde temos  presença. Sabemos que, assim, também ajudamos a espalhar essa cultura”, finaliza.